terça-feira, 31 de maio de 2011

Unidade de Animação- Desenvolvimento do projecto




Nesta unidade decidi fazer uma animação sobre a realização da Unidade de imagem, mais propriamente o cartaz. Para isto comecei por fazer um botão na primeira cena, utilizei uma imagem que encontrei no Google.




Para o fazer com a Subselection tool seleccionamos o objecto e com o botão direito do rato por cima, clicamos em Covert to Symbol, aí teremos que mudar a opção para button e devemos mudar o seu nome para Botão1. A caixa de diálogo deverá ter este aspecto.




Novamente com o botão direito do rato clicamos por cima do botão, mas desta vez em Actions onde devemos colocar o seguinte texto. (no caso da utilização do AdobeFlashCs5)
Botão.addEventListener(MouseEvent.CLICK, fl_ClickToGoToScene);


function fl_ClickToGoToScene(event:MouseEvent):void

{
                this.gotoAndPlay(1, "Cena 2");

}

(No caso da utilização do Flash Animation 8 devemos utilizar o seguinte texto)


on (release) {
gotoAndPlay("nome da cena",  nº do frame)  
}

Depois disto foi só passar à cena seguinte, que consistia no inicio da minha saga de filmes preferidos, Star Wars, visto que esta animação nos tinha de identificar de algumas maneiras. Tentei recriar seguindo alguns tutoriais, tanto o tipo de letra como os efeitos que esta tinha. 

Foi por esta imagem que me guiei, e segui [este] tutorial. É bastante simples na verdades, temos apenas que criar uma linha de texto com o tipo de letra e cor que nos apetecer, menos a cor Branca que iria fazer confusão com o aparecimento. Depois de o termos concluído, temos que seleccioná-lo com a ferramenta Arrow, e aqui podíamos seguir a ordem da realização do botão mas em vez de convertermos para button, converteríamos para Movie clip, mas podemos também clicar apenas no F8 (depois de o texto estar seleccionado), aparecerá algo como isto:







Depois disto,  devemos, com o botão direito do rato sobre o texto escolher a opção Properties que aparecerá no fim da nossa área de trabalho. Neste painel existe um drop down menu que tem pelo nome Color e contêm 5 opções: None, brightness, tint, alpha e advanced. Devemos escolher a opção Alpha, mas continuando sempre na frame nº1, devemos reduzir a percentagem para 0%, que vai fazer com que o texto fique invisivel.







Depois devemos inserir uma Keyframe na Timeline mas numa Frame mais à frente, como a numero 30, para ter tempo de aparecer. Depois, na nova keyframe devemos, nas propriedades, devemos aceder mais uma vez á opção Alpha mas desta vez subir a barra de percentagem até 100%, isto irá fazer com que o texto fique visível.
Por fim, devemos fazer clique com o botão direito do rato na Timeline entre a frame 1 e a frame 30, de seguida criamos um Motion Tween (no caso do Flash Animation 8) ou criamos uma Classic Tween (no caso do AdobeFlashCs5)





Para a terceira cena, utilizei o mesmo principio, mas desta vez iria ter mais trabalho, pois teria que seguir um tutorial mais complexo e teria que trabalhar com ferramentas 3D (apenas existentes no AdobeFlashCs5). Felizmente consegui encontrar um video de um tutorial mais simples e que continuava a cumprir o que eu tinha em mente.



Adicionei a esta cena um texto de apresentação à animação, e a seguinte musica de fundo:


Só depois de ter esta cena feita me foi dito que já havia uma animação pré-definida para este efeito. Bastava seleccionar o texto com a ferramenta Arrow, e ir às Predefinições de Movimento que se encontra do lado direito do monitor:



Depois bastava-nos seleccionar a opção Rolagem de Texto 3D.



Passei então à cena 4 que seria basicamente a história de como apareceu o cartaz da primeira unidade.
Começamos com uma figura que seria uma pessoa, neste caso eu e um balde de tinta.


Para os fazer utilizei apenas a ferramenta Pincel, no inicio tinha um personagem mais complexo, com roupa e tudo, mas que se tornou mais difícil de fazer mover, então optei por um mais simples que tornava a animação num estilo mais simples.


O seu movimento foi feito com a ferramenta Bones que se tornou mais difícil de utilizar do que parece. Depois de o fazer mover, tinha então que o fazer pegar no balde e continuar a andar, o que me levou a criar uma Motion Guide, para isto na layer onde queremos que haja movimento, devemos clicar com o botão direito do rato e de seguida em Add Motion Guide, com esta opção criamos uma nova layer, e sobre esta desenhamos uma linha guia com o Lápis o que irá ser o movimento que o objecto irá seguir, terá que começar exactamente no meio da imagem e acabar onde estará o meio desta. Mais uma vez com o botão direito do rato, sobre a layer onde foi criado o movimento, devemos clicar em Create Classic Motion (AdobeFlashCs5). Para podermos fazer com que a linha correspondente ao movimento desapareça mas o movimento continue, basta ocultar a layer em que os guias do movimento se encontram.


Depois disto, tive que fazer com que o balde rodasse e se movimenta-se, para isso criei uma Classic Motion com Rotation. Para isso bastou seleccionar o objecto, neste caso o balde, ir do lado esquerdo do ecrã e e seleccionar a opção Rotation, depois bastou introduzir a quantidade de graus que queria que ele roda-se. Por fim criei uma Classic Motion e ficou feito. 


Para a tinta utilizei uma espécie de Scale, bastou-me criar duas keyframes, na primeira desenhei a tinta no seu momento inicial, que seria quase nulo, e na ultima fazia a tinta aumentar de tamanho e mudar de forma. Apenas, com o botão direito do rato sobre a layer onde ocorre a transformação, clicar em Create Shape Tween.




Na cena seguinte, teria que mostrar a parede, preta no seu inicio, com alguma tinta a escorrer e a aparecer o cartaz. Para isso apenas fiz Shape e Classic Motion para a Tinta e Transition para o aparecimento do cartaz.


Por fim, a ultima cena em que aparece a personagem, apenas voltei a faze-lo andar um pouco com o Bones e a aproximar-se da parede. Com o Rotation fiz com que ele se inclina-se para dar a impressão de que estivesse a observar um pormenor. 


Na cena seguinte iria aparecer o cartaz ja pronto na parede e a aproximação da minha assinatura que se encontrava num canto do cartaz. Para isto utilizei mais uma vez o Scale


Na ultima cena utilizei um botão que daria para voltar a ver a animação desde o inicio, mas a sua aparição seria personalizada nas Predefinições de Movimento


Penso que foi das unidades em que tive mais problemas na realização, porque o Flash estava mal instalado e não me mostrava algumas imagens, textos e outras coisas. Depois de mudar de Computador, tudo ficou resolvido. Acho que aprendi bastante a trabalhar com o Flash mas ainda necessito de algum treino em certas coisas. No futuro virei certamente a utilizar o programa para fazer algumas brincadeiras.












0 comentários:

Enviar um comentário