terça-feira, 12 de outubro de 2010

Dispositivos de Armazenamento


Dispositivos, são aparelhos que enviam e/ou recebem informação do computador. Este termo aplica-se a qualquer equipamento ou acessório que seja ligado ao CPU (unidade central de processamento) ou seja, o computador.

Estes aparelhos fazem com que seja possivel guardar os dados de forma permanente ou semi-permanente.

Estes são divididos em magnéticos, ópticos e semicondutores.
 
Magnéticos

Disco rígido
- é o principal dispositivo de armazenamento do computador, é a "memória permanente" propriamente dita. Esta é caracterizada por ser uma memória física, não-volátil, em que as informações não são perdidas quando o computador é desligado. O disco rígido é também chamado de memória de massa ou ainda de memória secundária. Nos sistemas operativos mais recentes, o disco rígido é também utilizado para expandir a memória RAM, através da gestão de memória virtual.

Bandas Magnéticas
- estas utilizam a electromagnetização das partículas de uma fita magnética para gravar e ler os dados. Estas continuam a ser o mais económico suporte de gravação de dados.
 

Semicondutores

Cartão de memória
- é um dispositivo de armazenamento de dados com memória flash utilizado em jogos de vídeo, câmaras digitais, telemóveis, palms/pda’s, MP3 players, computadores e outros aparelhos electrónicos. Podem ser regravados várias vezes, não necessitam de electricidade para manter os dados armazenados, são portáteis e suportam condições de uso e armazenamento mais rigorosos que outros dispositivos baseados em peças móveis.

Pen drives
- Memória USB Flash Drive, também designado como Pen Drive, é um dispositivo de armazenamento constituído por uma memória flash tendo uma fisionomia semelhante à de um isqueiro ou chaveiro e uma ligação USB tipo A permitindo a sua conexão a uma porta USB de um computador. As capacidades actuais, de armazenamento, são 64 MB, 128 MB, 256 MB, 512 MB, 1 GB a 4 GB. A velocidade de transferência de dados pode variar dependendo do tipo de entrada.
 

Ópticos

CD-R
- permite a gravação de dados. Este pode ser utilizado para cópias de segurança de um disco rígido, de documentos ou para compilações de música. A informação gravada não pode ser apagada. Um CD-R pode ser gravado de diversos modos: disco de uma vez - a informação é gravada numa só vez e "fecha" o CD não permitindo mais gravações; pista de uma vez - as pistas podem ser gravadas individualmente mas só pode ser lido após a gravação da última pista e posterior "fecho" do CD-R; multissessão - o CD-R pode ser gravado em várias sessões permitindo a sua leitura mesmo antes do "fecho" do CD.

CD-RW
- permite, à semelhança do CD-R, a gravação de dados e possui muitas das características do CD-R, No entanto, um disco compacto regravável pode ser apagado permitindo a sua reutilização. A gravação poder ser feita da mesma forma que um CD-R ou através da cópia directa de ficheiros para o CD-RW, como se de um disco ou disquete se tratasse (gravação por pacotes).

Mini-CD
- são designados por esse nome devido ao seu tamanho (8 cm de diâmetro em vez dos 12 cm dos CD). Os mini-CD têm 180 MB de capacidade de gravação (mini-CD-R e mini-CD-RW).

DVD
- (abreviação de Digital Video Disc ou Digital Versatile Disc, em português, Disco Digital de Vídeo ou Disco Digital Versátil). Contém informações digitais, tendo uma maior capacidade de armazenamento que o CD, devido a uma tecnologia óptica superior, além de padrões melhorados de compressão de dados.

Sistema de ficheiros
- é a forma de organização de dados num meio de armazenamento de dados em massa frequentemente feito em discos magnéticos. Sabendo interpretar o sistema de arquivos de um determinado disco, o sistema operacional pode descodificar os dados armazenados e lê-los ou gravá-los. O sistema operacional guarda os dados nos espaços vazios do disco, rotulando-os com um FCB (File Control Block, Bloco de Controle de Arquivo) e ainda criando uma lista com a posição deste dado, chamada de MFT (Master File Table, Tabela de Arquivos Mestre). Sabendo a posição do arquivo a ser aberto/gravado, o sistema operacional solicita a leitura desta, descodifica/codifica e realiza a abertura/gravação do dado.
 

 DVD Blu-ray -  é um formato de disco óptico da nova geração, com 12 cm de diâmetro (igual a um CD/DVD normal) para vídeo de alta definição e com grande capacidade para armazenamento de dados. É um sucessor do DVD e capaz de guardar filmes até 1080p Full HD, até 4 horas, sem quaisquer perdas. Requer uma TV full HD de LCD, plasma ou LED para podermos aproveitar toda a sua capacidade.



Dispositivos de entrada

Os dispositivos de entrada são aqueles que enviam informação para o computador.

Teclado
- é um tipo de periférico utilizado pelo usuário para a entrada manual no sistema de dados e comandos. Basicamente, os teclados são projetados para a escrita de textos, onde são usadas para esse meio cerca de 50% delas. Para além do controle das funções de um computador e do seu sistema operacional. Essas teclas são ligadas a um chip dentro do teclado, onde identifica a tecla pressionada e manda para o PC as informações. O meio de transporte dessas informações entre o teclado e o computador pode ser sem fio (ou Wireless) ou a cabo (PS/2 e USB).

Rato
- é um periférico de entrada que historicamente se juntou ao teclado como auxiliar no processo de entrada de dados, especialmente em programas com interface gráfica. O rato funciona como um apontador sobre o ecrã do computador e disponibiliza normalmente quatro tipos operações: movimento, click, duplo click e drag and drop (arrastar e largar). O rato é normalmente ligado ao computador através de portas: serial, PS2 ou, mais recentemente, USB (Universal Serial Bus). Também existem conexões sem fio, as mais antigas em infra-vermelho, as actuais em Bluetooth.  
Touchpads - são dispositivos usados frequentemente nos computadores portáteis, como substituição do rato comum. Actualmente estes conseguem fazer todo o tipo de acções, com a desvantagem de não ser tão ergonómico quanto o rato.
Os touchpads operam através do dedo humano que os sensores, colocados ao longo da linha central, horizontal e vertical do dispositivo. Este, dificilmente consegue detectar outro objecto como canetas ou ate dedos protegidos por luvas, pois os sensores, como a própria palavra indica, só "sente" o dedo humano.
 
Joystick - é usado essencialmente nos jogos, principalmente nos de simulação. A maioria dos joysticks são bidimensionais, tendo dois tipos de movimento. No entanto hoje em dia já existem tridimensionais.Alguns joysticks têm capacidade de force feedback. Isto é, o computador manda um sinal para o joystick, causando certa resistência no movimento deste, fazendo também com que vibre.

Trackball
- é uma variante do rato. O que o diferencia do rato tradicional, deve-se ao facto de este permanecer imóvel enquanto o usuário manipula uma grande esfera localizada na sua parte superior para mover o cursor na tela do computador.
O trackball é referido como mais ergonómico, por muitos dos usuários, devido à dor de pulsos aquando do uso do rato e que neste dispositivo não se dá.  
Scanner - Serve para transferir desenhos, fotos e textos para o computador. Pode ser de dois tipos: scanner de mão, o qual é parecido com um rato bem grande e que devemos passar por cima do desenho/texto a ser transferido para o computador. Este tipo de scanner já não é mais apropriado para trabalhos semi-profissionais. Há também o scanner de mesa, muito parecido com uma máquina de Xerox, onde devemos colocar o papel e baixar a tampa para que o desenho seja então transferido para o computador. Os scanners de mesa fazem a leitura a partir dos CCDs - Coupled Charge Device (Dispositivo de carga dupla) Para trabalhos profissionais o scanner utilizado é o cilíndrico. O scanner cilíndrico faz a leitura a partir de foto-multiplicadores (PMT - Photomultiplier). A sua maior limitação reside no facto de não poderem receber originais não flexíveis e somente digitalizarem imagens e traços horizontais e verticais. O scanner cilíndrico tem a capacidade de identificar um maior número de variações tonais nas áreas de máxima e de mínima.

Câmara digital
- seja ela máquina fotográfica ou de filmar, revolucionou o processo de captura de imagens, contribuindo para a popularização da fotografia ou da técnica cinematográfica digital.
Ao invés de utilizar a película foto sensível (filme) para o registo das imagens, que requer, posteriormente à aquisição das imagens, um processo de revelação e ampliação das cópias, a câmara digital regista as imagens através de um sensor que entre outros tipos podem ser do tipo CMOS ou do tipo CCD, armazenando as imagens em cartões de memória. Cada câmara suporta um só ou vários tipos de memória.  

Microfone - é um dispositivo que converte som num sinal eléctrico. É usado em muitas aplicações como telefones, gravadores, aparelhos auditivos e na transmissão de rádio e televisão. Os Microfones são utilizados em computadores, em diversos softwares, como para conversas on-line, gravação de mensagens e para partidas de jogos online. Em computadores mais modernos, os microfones ficam localizados embutidos nos fones, já em PCs mais antigos, o microfone fica juntamente com o rato, em cima da mesa.
 

Dispositivos de saída
 
Os dispositivos de saída são aqueles que transmitem informação do computador para o(s) seu(s) utilizador(es).
 

Monitor
- é um dispositivo de saída que serve de interface ao utilizador, na medida que permite a visualização e interacção dos dados disponíveis. Existem dois tipos disponíveis CRT e LCD, em relação aos componentes internos para a produção das imagens. A superfície do monitor sobre a qual se projecta a imagem é chamada tela ou ecrã.
Placa gráfica - um dispositivo de saída que envia sinais do computador para o monitor, de forma que possam ser apresentadas imagens ao utilizador. Normalmente possui memória própria, com capacidade medida em bytes.

Impressora
- é um periférico que, quando conectado a um computador ou a uma rede de computadores, tem a função de dispositivo de saída, imprimindo textos, gráficos ou qualquer outro resultado de uma aplicação. Herdando a tecnologia das máquinas-de-escrever, as impressoras sofreram drásticas mutações ao longo dos tempos. Também com o evoluir da computação gráfica, as impressoras foram-se especializando a cada uma das vertentes.  

Plotter - é uma impressora especializada para desenho vectorial. Este equipamento destina-se a imprimir desenhos em grandes dimensões, com elevada qualidade e rigor, como, por exemplo, plantas arquitectónicas, mapas cartográficos, etc. Existe também a plotter de recorte, onde uma lâmina recorta adesivos de acordo com o que foi desenhado previamente no computador, através de um programa específico.

Altifalantes
- As colunas de som são os dispositivos que recebem as informações relativas ao áudio que sai da placa de som e as transforma em som. Umas boas colunas tem vários satélites e um subwoofer para reforçar os graves, e quantos mais satélites tiver, maior será a qualidade de som.

Auscultadores
- são pequenos alto-falantes para audição directa na cabeça do ouvinte. A finalidade é proporcionar uma audição privada, quando não se puder ouvir som pelas caixas acústicas, ou ainda minimizando as interferências de outras fontes sonoras que estejam sendo reproduzidas simultaneamente no mesmo recinto.
 

Dispositivos de entrada e saída ou mistos

Os dispositivos mistos são os que enviam ou recebem informação para ou do computador.

Placa de som
- é um dispositivo hardware que envia e recebe sinais sonoros entre equipamentos de som e o computador. São dispositivos que suportam áudio digital e MIDI, permitindo aumentar consideravelmente, a capacidade de captura e reprodução de sons com qualidade, dependendo também das capacidades da placa de som.
 
Dispositivos de ligação de redes - Estes dispositivos, como placas de rede, modems e Bluetooth, são dispositivos de hardware responsáveis pela comunicação entre os computadores de uma rede. A sua função é controlar o envio e a recepção de dados através da rede.

Touch Screens
- são um tipo de tela sensível à pressão, dispensando assim a necessidade de outro periférico de entrada de dados, como o teclado. Funcionam também como filtro para as radiações do monitor e elimina a electricidade estática. 
A película táctil pode ser activada com a pressão de um dedo. Este ecrã é ideal para jogos, desenho no computador, ou outras actividades pedagógicas.
 
Placas de captura de TV - Este dispositivo permite sintonizar sinais de TV e rádio. Para além desta função, converte o sinal analógico em sinal digital, para que possa ser processado pelo computador. Podem permitir realizar operações como a visualização de vários canais no monitor e simultaneamente, a gravação de programas e a captura de imagem, dependendo da qualidade das placas e do software utilizado.

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