Com a realização destes trabalhos, aperfeiçoei as minhas técnicas e capacidades a trabalhar com o Programa Adobe Photoshop (CS4 no meu caso) e a avaliar melhor os gostos do público-alvo, ou seja, no meu caso tive que agradar toda a comunidade escolar, Professores e alunos. Para que uma das partes não desgostasse, tive que procurar técnicas que fossem jovens mas não em demasia. E da mesma forma procedi para que não se tornasse monótono para nenhum dos tipos de público. Esta foi uma das minhas maiores dificuldades no trabalho, encontrar algo que agradasse a todos. Durante o meu trabalho, tive algumas facilidades ao trabalhar no programa proposto, visto que já tinha alguma prática neste. No futuro, irei utilizar o conhecimento que adquiri na disciplina para futuros projectos que pretenda elaborar.
terça-feira, 14 de dezembro de 2010
Conclusão à Unidade de imagem
Projecto da Unidade de Imagem
Na assinatura digital, decidi fazer algo simples mas artístico, devido ao curso onde me encontro, Artes Visuais. Comecei por criar uma assinatura com a personagem de um filme de Ficção Científica, Transformers, isto pois iria trabalhar numa imagem de grandes dimensões e de certa forma “transformá-la” em algo do meu agrado.
Depois de avaliar as dimensões da assinatura que tinha acabado de fazer, decidi começar uma nova e fazer algo muito mais simples. Após descarregar alguns Brushes de Pinceladas com tinta fiz uns pequenos testes para entender como funcionavam os Brushes e de como poderia trabalhar com eles. Após alguns testes decidi utilizar uma imagem e fazer uma espécie de borrão, criar um texto e aplicar-lhe um Clipping Mask de maneira a que a imagem apenas se focasse onde o texto estaria presente.
O resultado final acabou por ser algo parecido com o teste inicial com os Brushes de Pinceladas, depois de os organizar um pouco o resultado destes acabei por ficar com algo engraçado, o que seria o meu trabalho final. Acrescentei um texto com a mesma técnica das assinaturas anteriores, e acabei por encontrar o que seria a minha assinatura digital.
Mais tarde acrescentei o texto “Design” pois seria o propósito dos trabalhos que iriam conter a minha assinatura e brinquei com a sigla “TM” que significa Trade Mark mas que na minha assinatura poderá significar Tiago Martins.
Para o trabalho de Imagem, decidi escolher como tema principal a campanha eleitoral da Escola Secundária Alberto Sampaio, pois pertencia a uma das listas concorrente à Direcção da Associação de estudantes.
Criei um cartaz publicitário a divulgar o nome da lista, um cartaz com o fim de divulgar as propostas da lista se esta for eleita e um pin, também publicitário. Consegui criar com sucesso ambos os objectivos, apesar de ter algumas dificuldades na criação do Cartaz.
De início pensei em fazer um cartaz em que estivesse presente um personagem (real ou fictício) que tenha de alguma maneira alterado a maneira de pensar das pessoas ou até criado um impacto de mudança. Veio-me de momento à cabeça o actual presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama, pois mudou a mentalidade a varias pessoas tanto pela América como pelo resto do mundo. Após analisar melhor a ideia, desisti pois reparei que já estava demasiado usada em cartazes publicitários.
Decidi fazer então um cartaz com pinceladas simples, fundo preto e a marca de uma mão a ocupar uma parte do cartaz, pois um dos possíveis lemas da Lista seria “Deixa a tua marca!”. No cartaz utilizei um Gradient Map original do Photoshop para criar o fundo colorido, com as cores Rosa, Verde, Amarelo e Azul, criei uma nova layer e pintei-a completamente de preto. Para os Brushes utilizei a ferramenta da Borracha, de maneira a eliminar partes da Layer preta e de forma a ser visível o Backgroud colorido. Acrescentei um tipo de letra simples e a assinatura digital, e foi então que encontrei o cartaz publicitário.
Comecei então a trabalhar para o cartaz de propostas.
Utilizei a imagem do cartaz como fundo, retirando alguma opacity de forma a ficar mais discreto, mas ainda assim, a atenção era chamada para o fundo e não para o texto que realmente interessava.
Modifiquei o fundo para algo simples e “colori” de Branco com letras pretas e vice-versa para testar qual ficaria melhor ao lado do cartaz já acabado. Decidi utilizar o cartaz de propostas com o fundo preto, pois seria o que mais se aproximava do Cartaz final.
Para o Pin utilizei uma imagem do CD do programa televisivo do actor Bruno Nogueira, “Lado B!”. Modifiquei um pouco o fundo, de forma a não parecer um CD, adicionei-lhe umas asas, pois o outro possível lema seria “Voa connosco!” e para finalizar coloquei o texto “Lista B” e apliquei-lhe o efeito de reflexo e reduzi a opacidade. Por fim adicionei uma sombra tanto no Pin, como provocada no Pin.
Subscrever:
Mensagens (Atom)